quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Entretenimento e suas funções sociais



No seculo XXI, vemos que mercado de entretenimento derrubou as froteiras não existe mas a velha ordem mundial entre capitalista e socialista nesse mercado livre há produtos dos mais variados tipos espalhados pelo mundo. A mídia dirigida para o entrentenimento: filmes, seriados, animações, novelas entre outros, divulgam transmitem tipos de informações, sejam elas históricas, atualidades, histórias de ficção e etc. Dentro dessa gama de informações projetadas por estas formas de entretenimento, existem diversas críticas ao mundo, aos modos de vida, estereótipos e outras coisas.



Um dos desenhos animados mais famosos por promover várias críticas e discussões é o desenho "Os Simpsons" que sabe misturar diversão com críticas no fundo e também humor negro.



A mídia pode ser uma excelente formadora de opinião, mas para isso é preciso que o telespectador tenha um mínimo de conhecimento sobre alguns assuntos tratados em alguns filmes, desenhos animados, comédias e afins, para compreender a mensagem que ela quer realmente passar.




O comportamento de Homer Simpson reflete diversas caracteristicas da sociedade, que muitas vezes ignora a real importância do que acontece ao seu redor. Nota-se também que não só homer como outras pessoas que tentam preservar um comportamento "adequado" também distorcem a realidade ao seu redor.


Darwim em "versão Simpsons" (Seu nome está presente na lista negra de Homer Simpsons, junto com Deus, O guri e Vovô Simpsons)





Sobre estereótipos:




Muito material de entretenimento é produzido com base em imagens e opiniões formadas que não são compatíveis com a realidade, carregam uma série de conceitos com poucos fundamentos e acabam difamando o que vem a ser mostrado.
Um dos exemplos de estereótipos, protagonizado pelos Simpsons é o polêmico episódio (que foi proíbido no nosso país por denegrir a imagem do Brasil) dos Simpsons no brasil.


Outro fragmento de episódio censurado no Brasil:



Além dos simpsons, alguns filmes internacionais cultivam uma imagem que não se trata da realidade do brasil, como o filme Turistas, que ao ser lançado foi duramente criticado não somente pelo Brasil mas pelo mundo, afinal, trata-se de uma crítica não fundamentada que apresenta visão preconceituosa.



Crítica em um jornal americano:
"New York Times": Se a estupidez fosse crime, esses estúpidos do horror barato levariam chicotadas por um bom tempo em Attica (famosa prisão americana instalada em Nova York).

Trailler do filme:


Brasil, um país de estigmas!

Que o Brasil é alvo de difamação no exterior, isso não é novidade. Também pudera, vendemos uma imagem um tanto distante da realidade. É apresentada deliberadamente aos gringos a exaltação de certas peculiaridades do nosso país que, quando extrapoladas, estigmatizam-nos. É idealizada a sensualidade, os craques da seleção, a violência, o “oba oba”, o jeitinho brasileiro, entre outros atributos – se assim podemos dizer – de nossa nação. Sem dúvida o brasileiro carrega este fardo estereotipado onde quer que vá e, consequentemente, é desrespeitado, humilhado, criticado e vítima de outras desmoralizações. A deterioriação de nossa identidade tem a ver com os estigmas que nós mesmos criamos. A palavra estigma foi usada pelos gregos para designar signos corporais que simbolizavam algo de mal para a convivência social. Era uma advertência, um sinal para se evitar contatos sociais, no contexto particular e, principalmente, nas relações institucionais de caráter público, comprometendo relações comerciais. Ao longo do tempo esta palavra pouco se alterou e hoje se refere a uma identidade deteriorada por uma ação social. O estigma é um atributo que produz um amplo descrédito na vida do sujeito, neste caso o Brasil. Com a vinculação desta imagem errônea sobre o que é o Brasil é criada a identidade social virtual, uma visão geralmente fantasiada. Deve-se, portanto, buscar maneiras as quais sejam exaltados os nossos verdadeiros atributos, ou seja, a nossa identidade social real tais como as descobertas cientificas feitas aqui que contribuem muito para um avanço geral nas ciências, por exemplo.



Documentário o olhar estrangeiro:
O documentário investiga a visão que o cinema mundial tem do Brasil e a origem desses clichês. Foram registrados depoimentos de espectadores sobre suas referências brasileiras - quase sempre samba, futebol e mulher.


"Certo, cérebro, eu não gosto de você e nem você de mim, então faça tudo certo pelo menos uma vez para que eu possa continuar te matando com cerveja, certo?" - Homer Simpson

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